Fechar

Escola da Magistratura do Estado do Rio de Janeiro



Arquitetos debatem o futuro da cidade do Rio de Janeiro, a 1ª Capital Mundial da Arquitetura


clique nas imagens para ampliar

“Se nós não ampliarmos o diálogo com a sociedade, se não reconhecermos os desafios da nossa sociedade, em que 85% da população mora em cidades, vamos ficando cada vez mais para trás”, destacou o arquiteto Sérgio Magalhães, presidente do 27º Congresso UIA 2020, durante o evento “Cidade do Rio de Janeiro 2020”, nesta quinta-feira, 5 de dezembro, na EMERJ.

O encontro foi aberto pelo desembargador Marcos Alcino de Azevedo Torres, presidente do Fórum Permanente da Cidade. Magistrados, outros operadores do Direito, procuradores, arquitetos, professores e estudantes se reuniram para debater temas como “Boas-Vindas – Cidade, Arquitetura, Direito, Ciência e arte”, “Rio Capital Mundial da Arquitetura 2020 & 27º Congresso da União Internacional dos Arquitetos” e “XXIX Encontro Conselho Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Direito (CONPEDI) 2020 no Rio de Janeiro – Constituição, Cidades e Crises”.

“A cidade do século XXI é um lugar do conhecimento, da inovação. Sem cidade não há desenvolvimento. O ano de 2020 no Rio de Janeiro é uma oportunidade de termos uma agenda positiva, de driblarmos a polarização maniqueísta que hoje nos assola. E em cima de temas concretos, de interesse geral, podemos produzir uma reflexão e propostas para 2025, para 2030, construindo cidades mais equitativas”, ressaltou Sérgio Magalhães.

As palestras também foram ministradas pela procuradora do Município do Rio de Janeiro e membro do Fórum Permanente, Arícia Fernandes Correia; pela professora e membro da Comissão Organizadora do CONPEDI 2020, Cláudia Franco, e pela diretora executiva do Comitê Organizador Rio Capital Mundial da Arquitetura 2020.

“No momento em que a cidade, o país, o mundo estão vivendo tantas discussões sobre o futuro, é muito importante que todas as organizações se unam para pensar um futuro melhor”, destacou Valéria Hazan. O desembargador Marco Aurélio Bezerra de Melo, vice-presidente do Fórum Permanente de Direito da Cidade, também participou do encontro.

1ª Capital Mundial da Arquitetura

O Rio de Janeiro foi escolhido para sediar, em 2020, o 27º Congresso Mundial de Arquitetos, evento que deu à cidade-sede o título de Capital Mundial da Arquitetura.

Foi a primeira vez que uma cidade recebeu essa designação – criada em parceria entre a Unesco e a União Internacional dos Arquitetos (UIA). Com isso, o Rio ficou responsável pela organização do Congresso mundial da União Internacional dos Arquitetos, que será entre 19 e 26 de julho de 2020.


05 de dezembro de 2019